Dicas para você escolher sua cama ideal

Back to blog
Dicas para você escolher sua cama ideal

Dicas para você escolher sua cama ideal

Para termos uma cama perfeita é necessário pesquisar muito antes de comprar. E para acertamos na compra algumas informações importantes devem ser levadas em consideração como qual tipo de cama eu quero?

Cama de casal, cama de solteiro, bi-camas, beliches, cama-box… São inúmeros modelos você pode optar por comprar.

A cama é um móvel essencial não apenas para dormimos, mas pode ser usada, também, como um item de organização e decoração. Uma cama-box é muito indicada para quartos menores, onde apenas os armários não são suficientes para guardar suas toalhas, roupas de cama e outras coisas. E quando falamos de decoração, levamos em conta também qual roupa de cama você vai utilizar, qual modelo de travesseiro, se deixará almofadas decorativas em cima da cama, entre outras possibilidades de decoração.

Por isso separamos 5 dicas para que você saber exatamente qual é o modelo certo a escolher!

Tipos de cama

• Cama Tradicional

Com certeza essa é o modelo mais fácil de encontrar, tanto nas lojas quanto nos lares. Composta pelo estrado, o colchão e a cabeceira, esse modelo é muito recomendado pela sua facilidade de combinar com os outros móveis do quarto, assim como a decoração presente no ambiente.

Por ser feita com materiais mais leves, o seu transporte ou montagem é mais prática e fácil de realizar. A cabeceira dos modelos de cama mais tradicionais podem ser feitas de diversas formas, usando muito materiais diferentes e vários estilos e cores.

• Cama Box

A cama box, diferente dos modelos tradicionais, não utiliza a estrutura de estrado. Ao invés disso, utiliza um grande espaço (chamado de box) que serve de apoio para colocar no chão. A estrutura é composta por 6 pés que proporcionam estabilidade. Esse modelo é encontrado em três tamanhos, queen size, king e tamanho padrão.

Uma das vantagens da cama box é que ela pode vir acompanhada de outros elementos separados. Para espaços pequenos, a cama tem a opção de contar com baús ou gavetas, que auxiliam muito na organização do quarto. E se quiser, a cama poderá virar um bicama, muito utilizada em quartos infantis.

Tamanho

Definir o tamanho da cama também é fundamental. Uma cama grande sempre é procurada por todos, mas, é necessário comprar uma cama que caiba no quarto, sem atrapalhar o deslocamento das pessoas pelo ambiente.

Abaixo listamos os modelos disponíveis no mercado:

• Solteiro –  188 cm de altura por 88 cm de largura

• Solteiro King – 205 cm de altura por 100 cm de largura

• Casal – 188 cm de altura por 138 cm de largura

• Queen Size – 198 cm de altura por 158 cm de largura

• King Size – 193 cm de altura por 203 cm de largura

Modelos de Colchão

O colchão da sua cama é essencial para que sua noite de sono seja ainda melhor. Por isso, separamos os modelos disponíveis para você saber exatamente o que irá utilizar.

• Molas

Esse modelo é o mais comum de se encontrar e as molas ficam espalhadas pelo colchão. Colchões desse tipo conseguem acomodar melhor os quadris e também os ombros, evitando qualquer tipo de problemas de postura.

Para casais, a melhor escolha seria um modelo com molas ensacadas individualmente, para que um não sinta quando o outro se mexer durante a noite.

• Espuma

Esse modelo apresenta maior firmeza e é mais denso. É muito importante verificar se esse modelo possui o selo do Inmetro, para que fique assegurado que em sua composição não existe mistura de outros tipos de espuma.

Abaixo, você verá a tabela de densidades, que são os modelos recomendados para determinadas pessoas:

D18 – indicado para recém-nascidos e crianças até 3 anos;

D23 – ideal para quem pesa até 60kg;

D28 – ideal para quem pesa até 80kg;

D33 – ideal para quem pesa até 100kg;

D45 – ideal para quem pesa até 150kg.

Látex

Esse material é produzido com espuma látex, que é um material 100% natural. Esse modelo evita o acúmulo de poeira, bactérias, fungos e pó. É muito indicado para pessoas que possuem algum tipo de alergia.

Outro benefício desse modelo é que o colchão, assim que você deita, se molda ao seu corpo e ajusta a temperatura.

Conservando o colchão

O seu colchão assim como outros móveis da sua casa precisam de limpeza e conservação, tanto para durarem mais, como para não apresentar problemas.

Usar uma capa, mudar o colchão de posição e tirar um pouco o colchão da cama para que ele possa respirar um pouco, são algumas das opções para fazer seu colchão durar mais.

Você também pode utilizar o aspirador de pó para limpá-lo. Se optar por lavar o colchão, busque por empresas especializadas nesse tipo de limpeza, mas, se fizer você mesmo, fique atento no tempo que ele ficará exposto ao sol para secar, isso pode acabar prejudicando a estrutura.

Outra dica é não manter plástico ou papelão entre o estrado e o colchão. Esses materiais impedem que o colchão oxigene e com o passar do tempo isso pode acarretar alguns problemas.

Decore a sua cama

Agora que você já sabe qual modelo de cama irá escolher e também qual colchão irá utilizar, temos que começar a pensar na decoração da sua cama.

São muitas opções de enxovais, e o ideal é que você tenha em torno de 2 a 3 completos, dessa forma, você sempre terá o que colocar quando um deles estiver sendo lavado. Existem muitos estilos de enxovais, modelos diferentes, cores e materiais, por isso, é bom verificar na loja antes de comprar, pois o seu toque que dará o aval para a escolha.

Você também pode utilizar travesseiros e almofadas na decoração. Avalie qual o tamanho da cama antes de comprar as peças. Aqui, não existem limites para sua criatividade, a quantidade que você quiser pode ser colocado na cama, vai depender do seu gosto.

Muitos desses travesseiros não são utilizados na hora de dormir, mas eles dão um toque especial na decoração não só da cama, mas como também do quarto todo. Uma cama com muitos travesseiros e almofadas passa uma imagem de local confortável.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to blog